A bolsa de Tóquio, que abriu em alta, chegou a cair quase 03% a meio da sessão perante os primeiros resultados das eleições nos Estados Unidos da América e, sobretudo, a contagem renhida no estado da Florida, considerado chave para determinar quem será o próximo Presidente norte-americano e onde Trump vai em vantagem em relação à democrata Hillary Clinton.
Também o índice Hang Seng da bolsa de Hong Kong caiu até 1,7% a meio da sessão da manhã e o mesmo aconteceu na Coreia do Norte com o Kospi (-1,4%), em Xangai (-1%) ou na bolsa australiana (-1,2%).
As bolsas asiáticas e australiana tinham aberto a subir, com os investidores convencidos da vitória de Clinton, que consideram garantir maior estabilidade à política norte-americana e à economia mundial.
Além das bolsas, também o preço do barril de petróleo na Ásia caiu hoje entre 2,46 e 1,67 dólares norte-americanos, perante os primeiros resultados eleitorais dos EUA.
Estes resultados fizeram também cair os mercados de futuros norte-americanos, associados aos índices da bolsa de Nova Iorque, com os contratos a termo do Dow Jones de Wall Street a perderem 2,63%.
Por outro lado, o peso mexicano, a moeda do México, desvalorizou 10% face ao dólar norte-americano nos mercados cambiais asiáticos perante a vantagem de Trump em diversos estados.
Lusa