Eleições EUA 2016

Donald Trump vence no Ohio, já com 169 grandes eleitores, Clinton com 131

O candidato presidencial republicano, Donald Trump, venceu hoje no estado-chave do Ohio, que o antigo presidente Barack Obama tinha conquistado em 2008 e 2012, anunciaram várias cadeias de televisão norte-americanas.

Os prognósticos davam, de um modo geral, a vitória a Trump neste estado industrial do norte dos Estados Unidos.

A candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, conquistou o estado-chave da Virgínia (leste) e os seus 13 grandes eleitores, apesar de continuar afastada do rival republicano.

Em 2008 e 2012, este estado votou por Obama, após 40 anos de domínio republicano.

Antes do Ohio, com 18 grandes eleitores, Trump tinha vencido nos estados de Luisiana (oito), Montana (três), Texas (38), Kansas (seis), Nebraska (três e dois ainda por decidir), Wyoming (três) e os dois Dakotas (seis).

Com este grupo de estados, tradicionalmente republicanos, Trump consegue, uma hora antes de estarem fechados todos os estados norte-americanos continentais, 169 votos eleitores contra 131 de Hillary Clinton.

A antiga secretária de Estado venceu, até agora, no Distrito de Columbia, com três votos eleitorais, e nos estados do Delaware (três), Maryland (10), Massachusetts (11), Illinois (20), Rhode Island (quatro), Nova Jérsia (14), Connecticut (sete) e Novo México (cinco).

A estes somam-se os três votos do Vermont que a candidata democrata conquistou ao início da noite eleitoral, e 29 votos em Nova Iorque.

Por seu lado, Trump começou a noite com vitórias no Indiana (11), Kentucky (oito), Virgínia Ocidental (cinco) e Carolina do Sul (nove).

Pouco depois, o milionário venceu no Mississippi (seis), Misuri (dez), Tennesse (11), Oklahoma (sete), Arkansas (seis) e Alabama (nove).

Lusa

Últimas