Vídeo

Migrantes: crianças e bebés acampados na fronteira entre México e EUA não têm água e comida

Centenas de migrantes estão acampados junto ao rio que separa o México dos Estados Unidos, no Texas. São a primeira vaga da mais recente caravana que tenta chegar ao Norte.

Teresa Canto Noronha

São quase todos famílias, com bebés e crianças, e que estão sem comida e sem água, há vários dias. Em El Paso, centenas de migrantes estão acampados a poucos metros do arame farpado que os separa dos Estados Unidos.

Pelo meio, há apenas o Rio Grande. Mas, do lado norte, estão os guardas fronteiriços, armados e com ordens para travarem qualquer tentativa de entrada ilegal.

“Não temos água. Comemos o que as pessoas nos dão na rua. É o que temos”, descreveu uma migrante.

Na sexta-feira passada, o departamento de segurança pública do Texas deu ordens aos militares para dispararem balas de borracha sobre os migrantes que tentavam destruir o arame farpado e passar a fronteira.

Entretanto, o Presidente do México disse acreditar que se Donald Trump for reeleito, vai abandonar o plano de construir um muro ainda maior na fronteira entre os dois países.

O chefe de Estado mexicano diz que os últimos meses provam que o muro não funciona. E que, enquanto os países de origem dos migrantes não começarem a receber apoio financeiro, o fluxo não vai parar.


Últimas