Quem tem seguro de saúde paga, em média, 92 euros todos os meses. Este valor foi apurado através de um inquérito realizado pelo Observatório dos Seguros de Saúde. O inquérito revelou também um aumento da percentagem dos inquiridos, que recorreu tanto ao SNS como ao setor privado.
O inquérito abrangeu 800 pessoas e foi realizado entre novembro e dezembro.
A maioria dos inquiridos tem seguro de saúde há menos de cinco anos. Trata-se de uma população mais jovem, instruída e com rendimentos acima da média. Mais de metade declarou beneficiar de algum seguro de saúde ou subsistema complementar ou ainda de um plano de saúde.
O estudo do Observatório dos Seguros de Saúde, divulgado pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, revela que 34% dos inquiridos apontou a dificuldade no acesso ao SNS como a principal razão para contratar este tipo de seguro.
Quanto aos custos, o inquérito apurou um valor médio do prémio mensal de 92 euros.
Em relação à cobertura quando abrange também o agregado familiar, em 55% dos casos o pagamento é suportado pelos próprios. Quando é a entidade empregadora, a percentagem desce para 36%.
Entre outros dados, o universo de respostas também revela que o número de inquiridos que recorreram tanto ao SNS como ao setor privado aumentou 10 pontos percentuais em relação ao último inquérito, atingindo os 35%.