Saúde e Bem-estar

Dificuldades em adormecer nas noites quentes? Nove dicas para melhorar o sono no verão

Quando está calor, adormecer torna-se, muitas vezes, um “pesadelo”. O aumento da temperatura pode interferir no sono, resultando em noites de insónias e, consequentemente, cansaço acumulado. A Associação Portuguesa de Sono explica-nos como minimizar o impacto das noites quentes de verão no momento em que a única coisa que quer é dormir tranquilamente.

Canva

Mariana Guerreiro

Durante o verão, a dificuldade em adormecer é muito recorrente, especialmente nas noites mais quentes. Isso acontece porque a temperatura do local onde está a descansar "interfere na regulação natural da temperatura corporal, que, normalmente, diminui durante a noite para facilitar o sono", explica, à SIC Notícias, Laetitia Gaspar, membro da Associação Portuguesa de Sono.

Por outras palavras, o corpo precisa de diminuir a sua própria temperatura para ajudar a iniciar e a manter o sono, mas quando está muito calor, torna-se difícil de alcançar a temperatura ideal para adormecer, "o que cria agitação, prolonga o tempo necessário para adormecer e promove despertares mais frequentes durante a noite", exemplifica a especialista.

"Os ambientes quentes aumentam a transpiração e a sensação de desconforto. O resultado [disso, geralmente,] é um sono menos profundo, mais fragmentado e, como tal, menos reparador", acrescenta Laetitia Gaspar.

Como ter um sono mais saudável nas noites quentes?

Se as noites quentes estão a dificultar o seu sono, aqui estão nove dicas práticas que a especialista recomenda para garantir um descanso mais tranquilo e reparador durante o verão:

É importante ter em conta que pode ser necessário ajustar as estratégias de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.

Leia também: Turismo do sono, a tendência da moda para quem quer pôr o sono em dia

Últimas