Viajar para melhorar os hábitos de sono é uma ideia que primeiro estranha-se, depois entranha-se. A verdade é que existem hotéis espalhados por todo o mundo (e Portugal não é exceção), em que o principal objetivo é manter o sono no centro da experiência do turista. Turismo do sono já ouviu falar?
Estas unidades hoteleiras oferecem estadias que promovem o descanso, para que as pessoas consigam fazer algo tão simples como: dormir. O que não é assim tão simples para a grande parte dos portugueses, segundo o estudo divulgado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
A SIC Notícias falou com dois hotéis portugueses que apostam em serviços e experiências a pensar no melhor sono que os seus hóspedes podem ter. Cada um com as suas características, mas ambos com o mesmo objetivo: fazer com que as pessoas se sintam nas nuvens enquanto dormem.
“Um hotel do sono é um espaço integralmente pensado para reduzir a ansiedade, criando todas as condições e o ambiente perfeito para dormir bem e relaxar. A receita pode parecer simples, mas há toda uma preocupação que a sustenta: priorizar o absoluto bem-estar do hóspede, corpo e mente”, explicou, em entrevista à SIC Notícias, o Hästens Sleep Spa, um hotel do sono, localizado no coração da cidade de Coimbra.
O que procuram os turistas de sono? “Descobrir os benefícios que uma boa noite de sono lhe pode proporcionar” e "a promessa de que acordam absolutamente revigorados e querem justamente ter a oportunidade de experienciar um sono ímpar”, contou o Hastens Sleep Spa.
“A grande protagonista da experiência é a cama”
Enquanto há hotéis que usufruem de tecnologia e da inteligência artificial para “ajustar o suporte corporal e a temperatura ambiente para manter um sono profundo”, o Hastens Sleep Spa aposta numa solução natural.
Este é o único hotel do mundo em que todos os quartos têm camas Hastens, “a marca de camas mais prestigiada em todo o mundo por ser produzida exclusivamente com materiais naturais” e são integralmente feitas à mão, por artesãos.
Os hóspedes querem “sentir a diferença que faz dormir numa cama na qual não sentem o peso do seu corpo e dormem como se estivessem numa nuvem, porque a cama garante que todo o corpo relaxa ergonomicamente apoiado e sem pontos de pressão”, garantiu o Hastens Sleep Spa, em entrevista à SIC Notícias.
Além da cama, também a almofada conta. Pelo que, o hotel, localizado em Coimbra, dispõe de “um menu de almofadas" da mesma marca para que os hóspedes possam escolher “a que melhor se adapta às suas preferências e necessidades, com mais ou menos volume, maior ou menor densidade, mais ou menos firmeza, ajudando-os a respirar melhor”.
O hotel dispõe ainda de vídeos exclusivos para que os hóspedes se aconselhem com uma especialista do sono sobre como dormir melhor.
Neurociência e tecnologia: o segredo
O hotel The Magnólia, situado na Quinta do Lago, no Algarve, não se considera “um hotel de sono, mas antes um hotel que pensa em todos os detalhes da experiência do cliente”, explicou em entrevista à SIC Notícias.
Este foi o primeiro hotel do mundo a instalar nos quartos a tecnologia SleepHub, que se destaca pelo uso da neurociência e tecnologia de som, que reproduz uma emissão de ondas sonoras de baixa frequência para melhorar os padrões naturais do sono para que seja mais profundo e reparador.
“Quando incluímos os dispositivos Sleep Hub nos nossos quartos, procuramos otimizar a experiência de wellness [escolha de uma vida saudável, plena e gratificante], que os clientes podem usufruir no nosso boutique hotel, sendo que o sono é um destes componentes mas não o único. De facto, o dispositivo SleepHub veio apenas complementar tudo o que o hotel já oferecia neste domínio como camas divinamente confortáveis, lençóis de algodão de alta qualidade”, descreveu o The Magnólia.
Além disso, “as colunas de áudio do SleepHub reproduzem sons puros de baixa frequência que imitam as ondas criadas pelo cérebro durante os ciclos naturais do sono para ajudar a adormecer e a melhorar a qualidade do sono”, destaca o hotel, localizado no coração da Reserva Natural da Ria Formosa.
Dormir melhor: uma prioridade depois da pandemia
Um dado curioso é o facto de estes dois hotéis terem destacado que passaram a ser mais procurados depois da pandemia por “pessoas que revelam essa preocupação e buscam os benefícios que um sono superlativo pode fazer pela sua qualidade de vida”, relatou o Hastens Sleep Spa.
“Antes da pandemia, dormir era apenas uma necessidade básica. A pandemia teve o condão de alertar consciências sobre a necessidade do bem-estar físico e mental para o qual uma boa noite de sono é essencial. As pessoas estavam ávidas por voltar a viajar, por se reencontrarem, mas agora buscam novas experiências que as levem ao próximo nível: um sono descansado”, acrescentou.