Saúde e Bem-estar

Petição apela à inclusão de mais bebés em campanha de vacinação contra vírus respiratório

O Governo anunciou esta semana a primeira campanha de vacinação gratuita contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), mas apenas abrange crianças nascidas a partir de 1 de agosto.

Karl Tapales

Carolina Rico

Mais de seis mil pessoas assinaram uma petição pela inclusão de crianças nascidas antes de agosto de 2024 no plano de vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um vírus responsável pela maioria dos casos de doença das vias respiratórias nos bebés até aos 12 meses.

Em 2023, a União Europeia aprovou a primeira vacina contra o VSR adequada para proteger os bebés até aos seis meses, e na passada segunda-feira o Governo anunciou uma campanha de vacinação gratuita contra VSR a partir de 1 de outubro.

Segundo o ministério da Saúde, esta campanha de vacinação abrange 62 mil crianças e representa um investimento estimado de 13,6 milhões de euros.

"A partir de 1 de outubro de 2024, a imunização contra a infeção pelo VSR estará disponível de forma gratuita em todas as maternidades dos setores público, privado e social, para as crianças nascidas entre 1 de outubro de 2024 e 31 de março de 2025, e nas instituições de saúde do SNS para as crianças nascidas entre 1 de agosto de 2024 e 30 de setembro de 2024, e crianças com fatores de risco definidos", pode ler-se no comunicado do ministério da Saúde.

Os autores desta petição, lançada também na segunda-feira, questionam “porque razão é que o Governo decide vacinar apenas crianças nascidas a partir de 1 de agosto?”

“As crianças que vão passar o seu primeiro inverno devem ser vacinas, sobretudo se vão frequentar creches, local ideal para a propagação de vírus”, pode ler-se no texto que acompanha a recolha de assinaturas online.

Num comunicado enviado às redações, os peticionários lembram que muitos bebés nascidos nos primeiros meses do ano vão começar a frequentar a creche já no início do ano letivo, pelo que estarão mais expostas ao vírus.

“Entendemos que a vacina devia abranger todos os bebés nascidos em 2024, uma vez que muitos deles vão começar a frequentar a creche em setembro, alguns deles com apenas quatro meses. Os bebés de agosto deverão estar com os seus pais em casa, de licença parental, por isso, menos expostos ao vírus do que aqueles que saem 'da redoma de casa' para uma creche”, argumentam.

O que é o Vírus Sincicial Respiratório?

O VSR é uma causa muito comum de infeção em idade pediátrica, responsável por epidemias anuais sazonais, geralmente entre outubro e março, coincidindo com outros vírus respiratórios e gastrointestinais, representando uma sobrecarga importante para os serviços de saúde.

Pode provocar doença respiratória em pessoas de todas as idades, mas afeta sobretudo as crianças até aos dois anos. Segundo o SNS24, trata-se da causa mais comum de doença das vias respiratórias nos bebés até aos 12 meses de idade.

Os sintomas mais frequentes são tosse, febre, dificuldade em respirar, pieira, secreções nasais e oculares. O vírus está frequentemente associado a diagnósticos de bronquiolite, traqueobronquite, pneumonia, conjuntivite e otite.

O vírus é muito contagioso, podendo sobreviver durante goras em mãos ou objetos contaminados, e transmite-se através do nariz, dos olhos ou da boca.

Últimas