País

Vacina contra vírus respiratório em crianças torna-se gratuita partir de outubro

A vacina vai estar disponível de forma gratuita em todas as maternidades para as crianças nascidas entre 1 de outubro de 2024 e 31 de março de 2025. As crianças nascidas nos meses de agosto e setembro deste ano podem ser vacinadas nas instituições de saúde do SNS.

SIC Notícias

Diogo Torres

A primeira campanha de vacinação gratuita contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) arranca a 1 de outubro e deverá proteger cerca de 62 mil crianças de doença grave e hospitalização. O anúncio foi feito, esta segunda-feira, pelo Governo.

Esta campanha de vacinação representa um investimento estimado de 13,6 milhões de euros, segundo um comunicado do Ministério da Saúde.

A introdução da imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório em idade pediátrica acontece sob proposta da Direção-Geral da Saúde (DGS), que teve em consideração, entre outros fatores, a epidemiologia da infeção em Portugal, o risco acrescido de desenvolvimento de doença grave e hospitalização e a segurança do medicamento, adianta o Ministério da Saúde.

"Assim, a partir de 1 de outubro de 2024, a imunização contra a infeção pelo VSR estará disponível de forma gratuita em todas as maternidades dos setores público, privado e social, para as crianças nascidas entre 1 de outubro de 2024 e 31 de março de 2025, e nas instituições de saúde do SNS para as crianças nascidas entre 1 de agosto de 2024 e 30 de setembro de 2024, e crianças com fatores de risco definidos", salienta.

A autoridade da saúde adianta que VSR é uma causa muito comum de infeção em idade pediátrica, responsável por epidemias anuais sazonais, geralmente entre outubro e março, coincidindo com outros vírus respiratórios e gastrointestinais, representando uma sobrecarga importante para os serviços de saúde.

"As crianças nos primeiros meses de idade, os prematuros e crianças com algumas doenças crónicas, têm risco acrescido para desenvolver doença grave", refere a DGS.

O que é o Vírus Sincicial Respiratório?

O Vírus Sincicial Respiratório é um vírus que pode provocar doença respiratória em pessoas de todas as idades, mas que afeta sobretudo as crianças até aos 2 anos. Segundo o SNS24, trata-se da causa mais comum de doença das vias respiratórias nos bebés até aos 12 meses de idade.

Os sintomas mais frequentes são tosse, febre, dificuldade em respirar, pieira, secreções nasais e oculares. O vírus está frequentemente associado a diagnósticos de bronquiolite, traqueobronquite, pneumonia, conjuntivite e otite.

O vírus é muito contagioso, podendo sobreviver durante goras em mãos ou objetos contaminados, e transmite-se através do nariz, dos olhos ou da boca.

Com Lusa

Últimas