Saúde e Bem-estar

Como o calor extremo afeta os medicamentos e quem os toma?

As temperaturas extremas (quentes ou frias) podem alterar significativamente a eficácia dos medicamentos. Alguns podem tolerar temperaturas até 30 graus Celsius, mas geralmente devem ser armazenados entre 15 e 77 graus num local fresco e seco, longe da luz solar.

Kseniya Ovchinnikova // Getty Images

SIC Notícias

Na última semana, o mundo acabou de viver o dia mais quente desde que há registo e as ondas de calor prolongadas tornaram-se cada vez mais comuns devido às alterações climáticas. Climas extremos podem alterar as componentes dos medicamentos e os efeitos nos pacientes que os tomam.

Os medicamentos para doenças comuns podem aumentar a sensibilidade dos pacientes ao calor, prejudicando a resposta do corpo a altas temperaturas, incluindo a capacidade de suar e o fluxo sanguíneo.

As ondas de calor também aumentam o risco de deterioração de quase todos os medicamentos, sejam cápsulas, sprays, comprimidos ou xaropes, se não forem mantidos dentro de uma certa temperatura.

Os efeitos dos medicamentos atingidos pelo calor podem variar consoante o estado de saúde dos pacientes, a dosagem e as condições ambientais.

Que medicamentos sofrem mais com o calor e quais as consequências?

Medicamentos para pressão arterial e insuficiência cardíaca

Os inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) reduzem a sede e aumentam o risco de desidratação. Os bloqueadores dos canais de cálcio podem causar desequilíbrios minerais, tornando mais difícil para o corpo regular a sua temperatura, enquanto os betabloqueadores podem dificultar a transpiração e manter o corpo fresco.

Medicamentos para a alergia

Alguns anti-histamínicos vendidos sem receita médica reduzem a transpiração e podem prejudicar os níveis de temperatura.

Medicamentos psiquiátricos

Certos medicamentos antipsicóticos limitam a capacidade dos pacientes de suar. Alguns antidepressivos têm efeito oposto, aumentam a transpiração e reduzem a sede. Estimulantes como anfetaminas e outros medicamentos usados ​​para tratar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade podem interagir com o sistema nervoso central para aumentar a temperatura corporal.

Medicamentos para tireoide

Comprimidos para esta patologia também podem aumentar a temperatura corporal, prejudicando também os níveis de temperatura e causar um suor excessivo.

Qual é a temperatura média segura para guardar os medicamentos?

As temperaturas extremas (quentes ou frias) podem alterar significativamente a eficácia dos medicamentos.

Alguns medicamentos podem tolerar temperaturas até 30 graus Celsius, mas geralmente devem ser armazenados entre 15 e 77 graus num local fresco e seco, longe da luz solar.

Não devem ser deixados dentro de carros expostos a temperaturas elevadas ou durante horas em caixas de correio quentes, se forem medicamentos encomendados pelo correio.

Um porta-voz da farmácia da Amazon.com revelou que a empresa tem uma política de segurança de armazenamento e entrega para proteger os medicamentos de temperaturas extremas durante todo o processo de envio.

Com Reuters

Últimas