Saúde e Bem-estar

Gripe das aves: pela primeira vez, um humano foi infetado com o vírus H5N2

É o primeiro caso confirmado laboratorialmente, em todo o mundo, de infeção pelo H5N2 em humanos. O homem, de 59 anos, acabou por morrer.

Dado Ruvic

Verónica Moreira

Pelo menos uma pessoa morreu depois de ter sido infetada com uma nova variante da gripe das aves. A informação foi avançada pela Reuters e confirmada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A primeira vítima mortal é um homem de 59 anos, residente no México. Morreu a 24 de abril, no mesmo dia em que procurou assistência médica.

De acordo com o comunicado da OMS, o homem desenvolveu um quadro de diarreia, febre, dificuldades respiratórias e náuseas e não terá estado em contacto com animais infetados. É o primeiro caso confirmado laboratorialmente, em todo o mundo, de infeção pelo H5N2 em humanos.

Embora não se saiba como é que o homem contraiu o vírus, recentemente foi relatado um surto de H5N2 numa exploração avícola no estado de Michoacan, perto da área de residência da vítima.

Até agora, nenhum dos contactos próximos do homem terá apresentado sintomas nem testado positivo para a gripe das aves, e não há também indícios de que o vírus se propague entre humanos.

A agência das Nações Unidas considera que "o potencial risco deste vírus para a população seja baixo".

Nos Estados Unidos, um surto de uma outra variante - a H5N1 - já infetou três trabalhadores de explorações pecuárias. Sendo que, de acordo com o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos EUA, citado pela Reuters, apenas um homem que esteve em contactado com bovinos infetados teve sintomas respiratórios.

As outras duas pessoas infetadas, uma das quais também residente no Michigan, apenas relataram conjuntivite e recuperaram rapidamente.

Últimas