Saúde e Bem-estar

O poder do toque para reduzir a dor, depressão e ansiedade

O abraço de um amigo ou o conforto de uma manta felpuda já podem fazer a diferença. Quem o diz é um grupo de investigadores do Hospital Universitário de Essen, na Alemanha.

Coneyl Jay

Catarina Terroso

Publicados os resultados na revista científica Nature Human Behavior, a pesquisa envolveu 212 estudos anteriores, uma análise estatística de outros 85 feitos a partir de dados sobre adultos e 52 sobre recém-nascidos.

O poder do toque

Benéfico tanto para a saúde mental como para a física, a equipa de investigadores liderados pela Dra. Helena Hartmann - neurocientista e psicóloga -, garante que os efeitos positivos se aplicam a adultos e recém-nascidos.

Uma das principais conclusões dá conta de que "as intervenções táteis são mais adequadas para reduzir a dor, a depressão e a ansiedade em adultos e crianças, bem como para aumentar o ganho de peso em recém-nascidos", escrevem os investigadores, citados pelo The Guardian.

A equipa ficou surpreendida ao perceber que, no que toca à saúde física, tanto funciona o toque de outros humanos como por objetos. Hartmann deu como exemplo os robôs sociais ou cobertores pesados, afirmando que é preciso perceber o seu verdadeiro potencial, principalmente durante situações de limitação de contacto como a recente pandemia de Covid-19.

No futuro, os robôs podem mesmo vir a conseguir replicar com mais exatidão a textura e o calor da pele humana, sendo capazes de fornecer benefícios à saúde mental comparáveis ​​aos do toque de uma pessoa. Até lá, os melhores resultados estão relacionados com o toque humano porque envolve contacto pele-a-pele.

De acordo com os dados, o contacto físico tanto é benéfico para pessoas saudáveis ​​como para pessoas doentes. Já as variáveis tipo de toque e duração mostraram-se irrelevantes, embora a maior frequência tenha sido associada a melhores resultados em adultos. Os resultados falam ainda das diferenças sobre o impacto nas várias partes do corpo e apontam o toque na cabeça como o que traz mais benefícios à saúde.

O Mundo do tato

É o primeiro sentido a ser desenvolvido pelos bebés e essencial para conseguirem perceber o mundo que os rodeia, sobretudo nos primeiros dias de vida. É também através dele que a criança vai conseguindo estabelecer relações com outras pessoas, construindo confiança e autoestima.

O tato é o único sentido que se conserva atento durante o sono, funcionando como uma espécie de sistema de alerta. Ao contrário dos restantes cinco, não só não se concentra numa região específica mas sim por todo o corpo, como é o único que não reage à distância precisando sempre de interagir diretamente com o estímulo.

A pele, como maior órgão do corpo humano, está repleta de terminações nervosas e é capaz de captar vários tipos de estímulos, sejam eles térmicos, mecânicos ou relacionados com a dor. Até as zonas do corpo com pelos são importantes. Cada folículo capilar também tem terminações nervosas que captam, por exemplo, qualquer toque que mude a direção natural do pelo.

Últimas