Saúde e Bem-estar

Mais de 160 casos de hepatite aguda registados em crianças de 12 países, 17 precisaram de um transplante

A informação foi avançada pela Organização Mundial de Saúde. Uma criança já morreu.

A Organização Mundial da Saúde informou este sábado, numa nota publicada no site, que já foram reportados 169 casos de hepatite aguda de origem desconhecida em crianças de 12 países.

Segundo dados da OMS, recolhidos até 21 de abril, a maioria dos casos foram registados no Reino Unido e Irlanda do Norte (114), seguindo-se Espanha (13), Israel (12), Estados Unidos (9), Dinamarca (6), Irlanda (5), Holanda (4), Itália (4), Noruega (2), França (2), Roménia (1) e Bélgica (1).

Os casos afetam crianças com um mês de vida até aos 16 anos. Dos casos registados, 17 crianças (aproximadamente 10% dos casos) necessitaram de um transplante de fígado e, pelo menos, uma morreu.

Até ao momento, os casos foram diagnosticados como uma hepatite aguda (inflamação do fígado). Muitos doentes relataram sintomas grastointestinais, incluindo dor abdominal, diarreia, vómitos e icterícia (cor amarelada da pele e dos olhos). Ainda de acordo com a OMS, a maioria dos casos não apresentou febre.

Os vírus que causam hepatite viral aguda, nomeadamente vírus da hepatite A, B, C, D e E, não foram detetados em nenhum destes casos. Para já, também não foram encontradas evidências de que os casos estivessem relacionados com viagens, relata a organização de sáude na nota.

Últimas