Todas as Artes

Patrícia Reis: "A memória inaugural da Teresinha é ser pendurada pelos pés numa varanda pela mãe"

A biografia de Maria Teresa Horta é o desafio mais recente de Patrícia Reis. Depois de contar a vida, em livro, de figuras como Vasco Santana e de Simone de Oliveira, a escritora apontou agora para a poetisa, jornalista e ativista feminina.

SIC Notícias

Uma personalidade incontornável da cultura portuguesa. A ideia surgiu à autora em 2019 e numa primeira abordagem a visada perguntou: "porque é que te vais meter nisso?".

Em "A Desobediente" conhecemos as várias dimensões de Maria Teresa Horta. Entramos logo na infância e na relação que tinha com a mãe e que acabou por ter impacto no resto da vida. "A memória inaugural da Teresinha é ser pendurada pelos pés numa varanda pela mãe".

Foram mais de 100 horas de entrevistas com a poetisa e muitos documentos pesquisados. "Foi o trabalho mais difícil da minha vida", confessou a escritora.

Patrícia Reis foi uma das convidadas do "Todas As Artes" desta semana, o programa de cultura da SIC feito em parceria com a Sociedade Portuguesa de Autores. É emitido às quartas-feiras, às 2:00.

Últimas