Sociedade das Nações

"A Europa subestima a Rússia"

O Presidente da Bulgária considera que "a Europa tem subestimado a Rússia" e que Moscovo está a mudar o jogo geopolítico. Em entrevista no programa Sociedade das Nações, Rosen Plevneliev explica ainda que "a anexação da Crimeia foi planeada há vários anos".

Sociedade das Nações

Rosen Plevneliev, que defende uma resposta europeia unida e coesa à atual crise dos refugiados, explica que a Bulgária tem sido o único país que regista todos os refugiados e que tem trabalhado para manter as fronteiras externas da UE seguras. O convidado do Sociedade das Nações critica o facto de alguns estados terem reativado temporariamente os controlos fronteiriços e afirma que "Schengen é o cerne do sonho europeu".

O presidente búlgaro esteve esta semana esta semana em Lisboa, numa visita de Estado de dois dias a convite do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. A Bulgária é um dos países da União Europeia (UE) na rota terrestre seguida por milhares de refugiados provenientes da Ásia e Médio Oriente, fluxo que aumenta consideravelmente com o inverno, altura em que as condições no Mediterrâneo dificultam ainda mais a arriscada travessia.

Últimas