O estado de saúde do Papa Francisco voltou a agravar-se na sequência de dois novos episódios de "insuficiência respiratória". Foi, por isso, necessário efetuar, explica o Vaticano, “duas broncoscopias com necessidade de aspiração de secreções abundantes”, e durante a tarde, “foi retomada a ventilação mecânica não invasiva”.
"O que é uma broncoscopia? É basicamente um aspirador que entra pelos brônquios para aspirar estas secreções, isto é extremamente doloroso e pode ter implicado até sedação, que por sua vez vai debilitar a capacidade de respirar", explica Francisco Goiana da Silva.
O médico e comentador da SIC alerta ainda que, o facto do internamento do Sumo Pontífice ter ultrapassado as duas semanas, pode resultar num aumento da probabilidade de mortalidade.
No habitual espaço de análise na SIC Notícias, Francisco Goiana da Silva fala também do Plano de Inverno do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a intervenção das farmácias na resposta do SNS, regresso de 13 cirurgiões ao Hospital Amadora-Sintra e as falhas no socorro do INEM.