Repórteres do Mundo

Morteratsch, o glaciar que está a derreter diante dos nossos olhos

O verão nos Alpes suíços ficou marcado por temperaturas elevadas. O glaciar Morteratsch, outrora imponente, está a derreter rapidamente e tornou-se um símbolo do impacto das alterações climáticas.

SIC Notícias

O verão nos Alpes suíços ficou marcado por temperaturas elevadas. O glaciar Morteratsch, na Suíça, outrora imponente, está a derreter rapidamente e tornou-se um símbolo do impacto das alterações climáticas.

Em 1908, ao sair da estação de comboios, os visitantes pisavam diretamente o gelo. Hoje, é preciso caminhar cerca de três quilómetros para chegar ao início do glaciar. Ao longo do percurso, há placas que mostram onde o gelo chegava em anos anteriores.

"Esta área estava coberta por uma camada de gelo com cem metros de altura, que se estendia por quilómetros. Tudo isso derreteu nas últimas décadas."

Nos últimos anos, o recuo acelerou. O calor é intenso e quem sobe ao glaciar usa apenas t-shirt.

"Estive aqui há oito anos. O glaciar estava mais abaixo. O gelo desapareceu. Senti uma enorme tristeza. Estamos a destruir esta paisagem."

Os visitantes olham para a paisagem e dizem que uma coisa é ouvir falar das alterações climáticas, outra é ver o degelo a acontecer diante dos nossos olhos. No final da longa caminhada, todos falam da mudança que é necessária para travar a crise climática.

Repórteres do Mundo mostra as diferentes perspetivas e a diversidade cultural em reportagens das mais de 40 televisões parceiras da SIC. Sábado, às 15h30, na SIC Notícias.

Últimas