John Reidar Mitander é um dos rostos de uma tendência que cresce no norte da Europa. O fundador da Voie Vineyard fala com entusiasmo da atividade que iniciou em 2023 e destaca as vantagens de um clima que parece adverso à produção de vinho.
"Para quem acompanha o processo, temos a vantagem de que a acidez e o açúcar precisam de estar alinhados, ao mesmo tempo que a uva tem de estar madura, com sementes castanhas no momento certo. No sul da Europa, enfrentam grandes desafios porque o teor de açúcar sobe demasiado rápido, especialmente para vinhos espumantes."
Anne Enggravo também faz parte de uma nova geração de produtores. A enóloga destaca a importância da investigação em castas adaptadas ao clima nórdico.
"Ganhámos melhor conhecimento sobre castas mais adaptadas ao clima. É importante não definirmos já o que é o vinho norueguês, porque ainda estamos na infância como país produtor. Todas as possibilidades estão em aberto."
Com o aumento da plantação de videiras, o investimento em conhecimento técnico e a crescente curiosidade dos consumidores, a Noruega está a posicionar-se como um novo polo de inovação e qualidade na produção de vinho.
Repórteres do Mundo mostra as diferentes perspetivas e a diversidade cultural em reportagens das mais de 40 televisões parceiras da SIC. Sábado, às 15h30, na SIC Notícias.