Repórteres do Mundo

Escolas em estações de metro: como irão crescer as crianças de Kharkiv?

A reportagem da Sky News visitou uma escola em Kharkiv, que funciona numa estação de metro e onde as crianças nunca estão sozinhas.

SIC Notícias

Para quem vive no meio de um conflito armado, a normalidade vai adquirindo novos significados todos os dias e muitas vezes são os detalhes que permitem esquecer o stress e sobreviver. Detalhes como atirar bolas de neve no primeiro nevão da temporada. Em Kharkiv, este detalhe é um enorme risco.

As crianças quase não saem à rua e quando saem são confrontadas pela destruição e pelas sirenes alertam para os bombardeamentos. Para continuarem a estudar, as salas de aula foram colocadas nas estações de metro, o lugar mais seguro de Kharkiv.

Numa altura em que a guerra na Ucrânia estava perto de completar 1.000 dias, a reportagem da Sky News visitou uma escola em Kharkiv, que funciona numa estação de metro e onde as crianças nunca estão sozinhas.

A cadeia de televisão britânica acompanhou as rotinas diárias da escola da Universidade, nome da estação de metro onde se localiza. Este é um dos seis estabelecimentos de ensino improvisados por toda a cidade, bastante abaixo da superfície, onde estudam 4.800 crianças.

Últimas