Grande Reportagem SIC

Um ano depois, como estão as afegãs que a SIC acompanhou nos primeiros dias em Portugal?

A Grande Reportagem da SIC acompanhou os primeiros dias de um grupo de mulheres afegãs em Portugal e voltou a estar com elas um ano depois. Estão todas a estudar e algumas até já estagiaram uns meses em empresas. São "Estrelas de Esperança" para outras mulheres que vivem num país onde estão impedidas de serem cidadãs com plenos direitos.

Catarina Neves

Wahida, Fatima, Fayeza, Tamana, Zainab, Maliha, Neda e Elaha são oito mulheres nascidas no Afeganistão, mas que tiveram de sair do país para continuar os estudos interrompidos à força. Faz um ano que aterraram em Lisboa. Estão a partilhar casa nos arredores de Lisboa.

Vivem com a ajuda de uma associação de portugueses que se chama Setare (palavra que, em português, significa estrela) e que foi criada precisamente com o objetivo de trazer o maior número possível de mulheres afegãs que tenham completado o secundário e não queiram parar de estudar.

Do grupo há três que são colegas no mestrado em urbanismo, na Universidade Lusófona. Depois do primeiro ano, Fayeza, Wahida e Zainab já sabem o tema que querem trabalhar na tese.


Últimas