A SIC foi entrevistar Luís Correia, paralisado pela Esclerose Lateral Amiotrófica, que fala com auxílio de máquinas, até agora com um teclado que comanda apenas com os olhos.
Um dos projetos do Centro para a Inteligência Artificial Responsável permite-lhe falar com uma reconstituição da sua voz autêntica reconstruída com amostras retiradas das redes sociais. Mas o mais impressionante é o sistema de inteligência artificial, uma espécie de "amigo" do Luís que lhe conhece os gostos e necessidades.
O sistema consegue gerar um conjunto de respostas para que o próprio Luís, apenas com um ínfimo movimento muscular na testa, consiga escolher a que mais se adequa ao que pretende dizer. Apenas um dos 21 produtos de inteligência artificial que consórcio está a desenvolver.
Este sábado, acontece um evento aberto ao público e que conta com um debate entre Arlindo Oliveira um dos mais reconhecidos nomes da Inteligência Artificial em Portugal e António Damásio neurocientista mundialmente reconhecido. O debate será moderado por Francisco Pinto Balsemão.