Contas Poupança

Pode estar a pagar IMI a mais sem necessidade, saiba como pedir uma reavaliação

Milhares de portugueses podem estar a pagar IMI a mais, por não terem pedido às Finanças uma reavaliação do valor patrimonial da casa. O Contas-poupança explica-lhe o que tem de fazer para pagar menos IMI no próximo ano.

Pedro Andersson

Quem é proprietário de uma casa - a menos que esteja isento - tem de pagar IMI todos os anos. Estamos a falar de centenas de euros. O Imposto Municipal sobre Imóveis é uma percentagem entre 0,3 e 0,45% do Valor Patrimonial da sua casa, que tem de pagar à sua Câmara Municipal.

Um estudo da DECO, feito este ano, revela que há pessoas em todo o país a pagar imposto a mais, sem necessidade. A estimativa diz que nos últimos anos, podem ter sido pagos mais de 75 milhões de euros injustamente.

Para saber se está a pagar IMI a mais ou não, basta ir ao simulador da DECO.

É muito importante fazer esta simulação todos os anos. E se o resultado for que não vai poupar nada, deve ficar quieto e não mexer, porque se pedir a reavaliação sem ter a certeza da poupança, até pode acontecer passar a pagar mais do que antes. E não é isso que nós queremos.

Se decidir pedir a reavaliação, tem de fazer isso até dia 31 de dezembro de cada ano. Caso contrário, só vai ver o IMI baixar um ano depois.

Pode fazer o pedido descarregando o Modelo 1 do IMI na internet, preenche, assina e entrega pessoalmente nas Finanças ou faz o pedido online no Portal das Finanças, preenchendo todos os dados pedidos no formulário.

Seja como for, guarde bem as provas de que fez o pedido de reavaliação ainda este ano, para o caso das Finanças se atrasarem na análise.

Últimas