Contas Poupança

Mais-valias: como pode evitar pagar dezenas de milhares de euros

O Contas-Poupança explica-lhe como pode evitar pagar dezenas de milhares de euros com a isenção de mais-valias. É uma boa ajuda, numa altura em que cada euro conta para as famílias portuguesas.

Pedro Andersson

Se vendeu uma segunda habitação ou terrenos em 2022 ou 2023, ou pensa vender em 2024, pode ficar isento de mais-valias se usar o dinheiro da venda para amortizar um crédito para habitação própria e permanente ou de um filho, neto ou bisneto.

Há um detalhe muito importante: tem três meses depois da venda para usar esse dinheiro para amortizar o crédito e guardar todos os documentos, quer da venda, quer da amortização. Se deixar passar um dia, já perde este direito a não pagar o imposto.

Que documentação tenho de ter para fazer o pedido?

Precisa da escritura de compra e da venda do imóvel vendido e a prova da amortização do capital em dívida (por exemplo, com o distrate bancário) da habitação própria e permanente do próprio ou dos descendentes diretos.

Um último alerta: só contam casas ou terrenos do próprio para usar na amortização do próprio também ou dos filhos dele. Uma casa de solteiro ou solteira vendida para amortizar a casa em nome exclusivamente do cônjuge não está previsto nesta lei.

Em caso de dúvidas, deve ligar para as Finanças, para o número 217 206 707.

Últimas