Política

Iniciativa Liberal elege nova liderança no dia 19 de julho e aprova 30 candidaturas autárquicas

A Iniciativa Liberal aprovou este domingo a marcação de eleições para dia 19 de julho. O partido revelou também que vai avançar com 30 candidaturas autárquicas, 13 das quais em coligação. É o caso do concelho do Porto, onde se juntará ao PSD. Sobre Lisboa, o partido não se pronunciou.

Horacio Villalobos

Ana Luísa Monteiro

A Iniciativa Liberal marcou eleições para o dia 19 de julho, no distrito de Leiria, para eleger a nova liderança. A decisão foi tomada este domingo, durante uma reunião do Conselho Nacional em Almada, que aprovou a convocatória com 50 votos a favor e 11 abstenções.

Além da marcação de eleições, o Conselho Nacional aprovou também 30 candidaturas autárquicas. Em 17 municípios, a Iniciativa Liberal apresentará listas próprias, incluindo concelhos como Cascais, Oeiras, Almada, Setúbal, Santarém, Figueira da Foz, Albufeira, Caldas da Rainha e Viana do Castelo.

Noutros 13 concelhos, a IL integrará coligações, sobretudo com o PSD e o CDS-PP. Entre essas coligações, destacam-se as que incluem os concelhos do Porto, Loulé, Portimão, Silves, Vizela e Montijo.

Apesar de avançar com dezenas de candidaturas, a direção da Iniciativa Liberal não revelou qualquer informação sobre a estratégia para Lisboa, mantendo em aberto a decisão quanto à autarquia da capital.

A deputada Mariana Leitão é, para já, a única candidata à liderança do partido, após a demissão de Rui Rocha. O anúncio foi feito no início de junho pela própria através de uma publicação na rede social X.



Últimas