Justiça

Avenida Marginal tem novo limite de velocidade mas condutores continuam a não respeitar

Ciclistas relatam situações perigosas e recentes acidentes. A PSP tem realizado ações de fiscalização, enquanto associações pedem medidas mais rigorosas para garantir a segurança rodoviária.

Tiago Monteiro

João Fontes

A Avenida Marginal, que liga Lisboa a Cascais, passou recentemente a ter um novo limite de velocidade: 50 quilómetros por hora. No entanto, muitos condutores continuam a não respeitar a nova regra, e há quem se queixe da falta de sinalização adequada.

João, ciclista habitual da Marginal há mais de 30 anos, utiliza a bicicleta como meio de transporte diário para o trabalho. Mas nem todos os dias o percurso é seguro. Há ocasiões em que a viagem se torna arriscada, especialmente quando condutores circulam em excesso de velocidade e fazem ultrapassagens perigosas, algumas das quais acabam mesmo em acidente.

Há cerca de duas semanas, pouco antes da entrada em vigor do novo limite, três ciclistas foram atropelados junto à Praia da Torre por um automóvel cujo condutor se pôs em fuga.

Com o novo limite de velocidade já em vigor, a mudança da sinalização está a ser implementada gradualmente. Ainda assim, muitos automobilistas continuam a circular acima do permitido.

A PSP esteve recentemente no local a realizar ações de fiscalização. Uma operação que, segundo a Associação dos Cidadãos Automobilizados, é um passo importante para melhorar a segurança rodoviária.

A mesma associação defende uma postura mais rigorosa por parte das autoridades e pede penalizações mais severas para os condutores que infringem o limite de velocidade.

Últimas