País

Vindimas em altitude: vinhas centenárias preservadas em Gouveia

Gouveia, em plena Serra da Estrela, é um dos concelhos onde são produzidos vinhos de altitude em cultura de sequeiro. Ao contrário de outros pontos do país, a vindima começou agora. O fruto não desilude e anteveem-se vinhos de qualidade.  

Patrícia Figueiredo

Hugo Pedro Duarte

A habitual azáfama desta época é por aqui feita a bom ritmo e com boas expectativas. Nesta quinta no concelho de Gouveia, a vindima ainda vai no início. Por cá chamam-lhe vindima tardia por que assim dita a orografia e o clima. 

As vinhas centenárias em altitude estendem-se por 60 hectares em plena Serra da Estrela, uma das sete sub-regiões do Dão. O verão, demasiado quente, poderia ter deitado tudo a perder, mas o terreno manteve a humidade desejada. 

Quando a terra dá fruto com qualidade é motivação acrescida para o trabalho que é muito numa quinta onde se faz vinho há 150 anos e por muito tempo que passe a tradição ainda é o que era. 

Demorará tempo até que chegue às garrafas. Mais ácido e menos teor de álcool não deverá fugir ao perfil dos vinhos de montanha.

Últimas