Economia

Móveis portugueses no Japão: empresários reforçam parcerias com Tóquio

Numa conjuntura global incerta, a indústria portuguesa do mobiliário e da madeira quer diversificar os mercados. Uma das apostas é o Japão, com quem Portugal tem uma ligação com mais de cinco séculos. Uma comitiva de empresários está no país para conhecer a cultura e fazer negócios.

Cristina Freitas

Luis Dinis

É em Tóquio, a capital do Japão, que começa a missão de negócios de 16 empresários da indústria da madeira e dos móveis. E o primeiro motivo está no número de potenciais clientes.

A área metropolitana de Tóquio é a mais populosa do mundo, com mais de 37 milhões habitantes. Quase quatro vezes a população portuguesa.

Os empresários portugueses querem conhecer as tendências do mercado e a cultura de trabalho dos japoneses. Há hábitos que não vêm nos livros e a aposta é no contacto direto.

Nos nove andares de uma loja, metade das marcas são do Japão, a outra metade da Europa. As empresas portuguesas querem conquistar um espaço.

Portugal fez 3M€ em exportações para o Japão

Na embaixada de Portugal em Tóquio, reuniram-se com agentes locais, com o objetivo de mostrar que o país tem qualidade, preços competitivos e capacidade de produção.

O setor exportou três milhões de euros para o Japão no ano passado, mas o objetivo é quadruplicar esse valor e antecipar eventuais quebras causadas pelas tarifas norte-americanas.

Últimas