País

Seis casos confirmados de legionella no Hospital São João, um está nos cuidados intensivos

Há seis casos confirmados de legionella no Hospital de São João, no Porto, mas ainda não se sabe se há ou não uma relação entre eles. A Direção-Geral da Saúde já foi informada.

Catarina Folhadela

No fim de semana deram entrada no Hospital São João três casos confirmados de infeção por legionella. Um ficou internado nos cuidados intensivos, com um quadro clínico que inspira cuidados, os outros dois estão em enfermaria.

O hospital confirmou à SIC a notícia avançada pelo jornal Público, que dá ainda conta de mais três casos que deram entrada no Serviço de urgência esta terça feira à tarde, com suspeitas que também se vieram a confirmar.

O São João já fez a notificação obrigatória na plataforma do sistema nacional de vigilância epidemiológica. A Direção-Geral da Saúde (DGS) já foi, então, informada.

Segue-se o habitual processo de investigação para se perceber se há ou não ligação entre os casos ou se, pelo contrário, são situações não relacionadas.

Em Portugal, todos os anos, são registados mais de 200 casos de legionella, uma bactéria que pode contaminar a água que está nas canalizações ou em depósitos.

A bactéria transmite-se através da inalação de partículas muito pequenas suspensas no ar, mas não há risco através do consumo de água contaminada.

Uma vez inalada, a bactéria chega aos pulmões e pode provocar a doença do legionário, uma forma grave de pneumonia.

Últimas