País

Marcelo diz que 5 de Outubro não vai ter discursos por causa das autárquicas

O Chefe de Estado quer garantir que a campanha eleitoral não fica marcada por algo que seja dito nas cerimónias de celebração da implantação da República. Por isso, desta vez, ninguém discursa.

SIC Notícias

O Presidente da República revelou, esta sexta-feira, que a cerimónia deste ano do 5 de outubro não vai ter discursos, só o içar da bandeira, devido à campanha para as eleições autárquicas, que se realizam em 12 de outubro.  

Em declarações aos jornalistas em Berlim, onde se encontra numa visita oficial, Marcelo Rebelo de Sousa frisou que este ano, devido à campanha eleitoral autárquica, haverá apenas o içar da bandeira e o hino nacional na cerimónia que se realiza anualmente na Praça do Município, em Lisboa, para comemorar a implantação da República. 

É "para evitar, de qualquer maneira, que em pleno período de campanha eleitoral, na ponta final da campanha, a uma semana das eleições, se possa dizer que qualquer coisa que suceda tenha a ver com a campanha eleitoral", explicou Marcelo Rebelo de Sousa. 

O Presidente da República frisou que, nessa cerimónia, estarão presentes os representantes dos órgãos de soberania, designadamente o Governo, a Assembleia da República, os tribunais e os autarcas de Lisboa (Câmara Municipal e Assembleia Municipal). 

Marcelo Rebelo de Sousa observou ainda que não é a primeira vez que não haverá discursos na cerimónia do 5 de outubro. A última foi em 2019, em que não houve igualmente discursos por realizar-se numa altura de campanha para as eleições legislativas. 

Com Lusa

Últimas