País

Verão é período mais crítico: mais de 200 animais abandonados até julho

Hoje é o Dia Internacional do Animal Abandonado. Todos os anos, o verão é o período mais crítico. Só este ano, foram abandonados mais de 200 animais, sobretudo, cães e gatos.

Marisabel Neto

Há mais de uma década que abandonar animais é crime em Portugal, podendo resultar em seis meses de prisão ou sessenta dias de multa. Mas continua a acontecer. Todos os anos centenas de animais são deixados para trás à sua sorte.

Só nos primeiros sete meses do ano foram abandonados 214 animais, segundo dados da GNR. São os cães e os gatos que mais sofrem, em particular no Verão, por causa das férias.

Apesar de este continuar a ser um problema, a boa notícia é que os números estão a diminuir. Em 2022 quase 500 animais tinham sido abandonados e em 2024, esse número caiu quase 25%.

No entanto, há ainda outro problema: os maus tratos a animais. Só este ano foram denunciados quase 350 casos de maus-tratos a animais e há três anos o número era superior aos setecentos. Em 2024, este valor de maus tratos a animais desceu quase 19%.

Braga, Porto, Lisboa, Setúbal e Faro são os distritor onde se verifica um maior número de casos.

últimos quatro anos, foram detidas, pelo menos, oito pessoas e identificados cerca de 750 suspeitos.

Últimas