O primeiro-ministro, Luís Montenegro, revelou, esta quinta-feira, que o circuito mundial de Fórmula 1 poderá voltar a passar por Portugal já em 2027, após uma ausência de seis anos.
De forma “a promover” o território algarvio, Montenegro referiu que Portugal já assegurou a realização da prova de Moto GP, “a prova mãe do motociclismo a nível mundial”, para 2025 e 2026, e fez ainda um anúncio, que, certamente, agradou aos amantes do automobilismo:
“Estou em condições de vos dizer que temos tudo pronto para formalizar o regresso da Fórmula 1 ao Algarve em 2027.”
O chefe do Executivo reconheceu que estes eventos "implicam algum esforço financeiro" por parte do Governo, contudo assegurou que terão um "impacto financeiro direto e indireto de promoção, que valem sinceramente a pena".
Montenegro fez este anúncio durante o seu discurso na tradicional Festa do Pontal, em Quarteira, que assinala a 'reentré' política dos sociais-democratas.
Fórmula 1 não passa por Portugal desde 2021
A última vez que Portimão integrou o circuito mundial de Fórmula 1 foi em 2021, um evento que ficou marcado pelos várias restrições impostas devido à pandemia de covid-19.
Na época, Lewis Hamilton, ainda na Mercedes, foi o grande vencedor do Grande Prémio português. Max Verstappen, que haveria de conquistar o seu primeiro título na categoria nesse mesmo ano, ficou em segundo lugar e Valtteri Bottas, que ainda vestia as cores da Mercedes, fechou o pódio.