Cultura

Revelado projeto secreto que David Bowie deixou antes de morrer

Quase 10 anos após a morte de David Bowie, foi revelado que o artista estava a trabalhar num projeto do qual nem os seus colaboradores mais próximos tinham conhecimento, e que estava guardado no seu escritório, até então trancado. O músico britânico tinha 69 anos quando morreu, na sequência de um cancro no fígado, diagnosticado 18 meses antes.

O cantor britânico David Bowie atua no palco do concerto de homenagem a Freddie Mercury a 20 de abril de 1992, em Londres, Reino Unido.
Gill Allen / AP

Mariana Jerónimo

A 10 de janeiro de 2016, o mundo acordava com a notícia da morte de um dos maiores nomes da indústria musical. O britânico David Bowie tinha 69 anos quando faleceu, na sequência de um cancro no fígado, diagnosticado 18 meses antes. Quase 10 anos após o seu desaparecimento, foi agora divulgado que o artista estava a trabalhar num projeto, descoberto no ano da sua morte, mas só agora revelado.

De acordo com a BBC, David Bowie estaria a trabalhar num musical intitulado The Spectator, que se passaria na cidade de Londres no Século XVIII, projeto do qual nem os seus colaboradores mais próximos tinham conhecimento, uma vez que apenas ele e a sua assistente pessoal possuíam a chave do escritório onde estavam guardadas as anotações.

A emissora britânica teve acesso exclusivo à obra e às anotações pessoais do músico, incluindo um simples caderno de capa azul, dedicado ao jornal que inspirou e dá nome à peça, publicado entre 1711 e 1712, e que comentava os modos e as modas da sociedade londrina.

As anotações, segundo a BBC, revelam o fascínio que David Bowie tinha pelo "desenvolvimento da arte e da sátira na Londres do Século XVIII, assim como histórias de gangues criminosos e do infame ladrão 'Honest' Jack Sheppard."

Nos seus últimos meses de vida, enquanto lutava contra um cancro, o músico dedicou grande parte do seu tempo àquele que viria a ser um dos seus projetos mais ambiciosos, embora nunca tivesse sido concluído. A paixão de David Bowie pelo teatro nunca foi uma surpresa para os fãs, uma vez que o próprio já o tinha revelado, em 2002, durante uma entrevista à BBC Radio 4:

"Desde o início, queria mesmo escrever para o teatro. E acho que poderia simplesmente ter escrito para o teatro na minha sala de estar – mas acredito que o objetivo sempre foi ter um público bastante grande", confessou.

A partir do próximo dia 13 de setembro, as anotações de The Spectator, juntamente com outros 90 mil itens do acervo de David Bowie, estarão disponíveis no David Bowie Centre for the Study of Performing Arts, no V&A East Storehouse, em Hackney Wick, um bairro artístico no leste da cidade de Londres.

Últimas