País

“É nitidamente um ataque às famílias”: manifestações contra alterações à lei laboral marcadas para 13 de setembro

Na internet circula também uma petição, que reúne quase 45 mil assinaturas, a ser entregue no dia 10 de setembro.

Maria José Mendes

Lúcia Amorim

Há já cinco manifestações marcadas para o dia 13 de setembro em protesto contra as alterações à lei laboral, sobretudo contra as alterações ao luto gestacional e as novas regras do horário flexível para as mães que amamentam.

“Sabemos que se estas trabalhadoras ficarem sem direito a horário flexível, vão precisar de abandonar o trabalho para conseguir cuidar dos filhos”, alerta a advogada Mónica Simões.
“É nitidamente um ataque às famílias, principalmente às crianças. Está mais do que provado todos os benefícios da amamentação prolongada e do vínculo com os pais ou cuidadores”, acrescenta a jurista Zaida Alves.

Os dois movimentos que estão por trás das manifestações reúnem advogados e juristas especializados no direito do trabalho.

A manifestação de Lisboa está marcada para as 16h00 de 13 de setembro, em frente à Assembleia da República. Outras cidades já confirmadas para as manifestações são Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada. 

Na internet circula também uma petição, que reúne quase 45 mil assinaturas, a ser entregue no dia 10 de setembro.

Últimas