País

Dona Estefânia sem urgência de ortopedia pediátrica, Santa Maria só recebe casos encaminhados pelo CODU

Apesar do encerramento externo das urgências de ortopedia pediátrica, o Santa Maria, por ser um hospital de fim de linha, recebe casos mais graves, como politraumatismos, desde que referenciados pelo CODU.

Fernanda de Oliveira Ribeiro

Eduardo Horta

O hospital Dona Estefânia, em Lisboa, uma das maiores unidades pediátricas do país, está este fim de semana sem urgência de ortopedia pediátrica. Não há profissionais para preencher a escala. No hospital de Santa Maria, a urgência deste serviço também está fechada para o público em geral.

Os casos estão a ser encaminhados para o Hospital Amadora-Sintra e, apesar do encerramento externo, o Santa Maria também recebe crianças com politraumatismos, desde que referenciadas pelo CODU, por ser um hospital de fim de linha. Diz que o serviço é assegurado por equipas multidisciplinares.

Na antena da SIC Notícias, a jornalista do Expresso especializada em saúde, Vera Lúcia Arreigoso, explica que está a acontecer aquilo que é suposto, isto é, os serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde estão a funcionar em rede. “Não podendo tentar a solução ideal, que seria ter as especialidades necessárias em todas as urgências e com as escalas completas, aquilo que é preciso fazer é gerir recursos dentro do que é necessário”.

“O Santa Maria é um hospital de fim de linha, é o hospital mais diferenciado que nós temos na região e, como tal, é aquele a quem caberá dar resposta numa situação de um politraumatismo grave (...) Não há plano B, não consegue mandar para outro hospital, não faz sentido. Apesar de não ter a porta aberta ao exterior, a quem se dirige, tem todo o funcionamento interno e uma equipa que acorre e apoia os doentes que estão internados. (...) Para casos ‘minor’, temos o hospital Amadora-Sintra. Não é a uma distância muito grande e tem uma ortopedia que consegue acusar a estes casos mais simples”.

Neste domingo há oito urgências de portas fechadas em todo o país. Sete de obstetrícia e uma de pediatria. Os hospitais do Barreiro, Setúbal, Vila Franca de Xira, Santarém, Aveiro, Leiria e Abrantes vão ter as urgências de Obstetrícia e Ginecologia encerradas. A urgência de Pediatria do Hospital de Vila Franca de Xira também está encerrada.

Últimas