O problema arrasta-se desde sábado à noite e já obrigou o Hospital Amadora-Sintra a ativar o plano de contingência. A unidade hospitalar confirmou esta terça-feira à SIC que uma avaria no sistema de refrigeração originou uma falha elétrica e a paragem abrupta do sistema informático central, o chamado 'data center'.
As consultas externas não urgentes estão a ser adiadas porque foi dada prioridade às áreas de internamento, ao bloco operatório e ao serviço de urgência, que o hospital garante estarem operacionais.
Outra das medidas do plano de contingência é o recurso ao formato de papel - é o caso dos diários clínicos, dos pedidos de análises, exames e tratamentos e da emissão de receitas médicas.
O Amadora-Sintra diz ainda que, de forma a salvaguardar a segurança dos dados clínicos dos utentes e a evitar a sobrecarga dos sistemas, suspendeu também, temporariamente, o acesso a algumas plataformas informáticas.
Não se sabe quando o problema será resolvido
O hospital destaca que uma equipa de especialistas internos e dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, assim como técnicos dos fornecedores informáticos, estão a trabalhar na recuperação do sistema, que esperam ver reposto o mais breve possível.
A SIC perguntou quando é que a situação vai ficar resolvida, mas não obteve resposta.