País

Época balnear arranca hoje em 127 praias do Norte, 84 com bandeira azul

A duração da época balnear a Norte, é de 14 de junho a 14 de setembro.

grafxart8888/GETTY

Lusa

A época balnear arranca hoje em 127 praias do Norte, com a bandeira azul presente em 84 praias: 75 em zonas costeiras e nove praias fluviais, com seis saídas do galardão a assinalar relativamente a 2024.

As praias de Árvore (Vila do Conde), da Frente Azul, Seca e Silvalde (Espinho), Vila Praia de Âncora (Caminha) e a praia fluvial de Merelim São Paio (Braga) foram as que deixaram de ter bandeira azul em 2025, de acordo com a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).

Já a praia de Cavadinho (fluvial), em Braga, entrou na lista de bandeiras azuis, "um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios", descreve a ABAAE.

Na página da Internet da ABAAE, indica-se a saída da marina de Vila Nova de Gaia da lista de bandeiras azuis.

Portugal tem 404 praias com bandeira azul em 2025

Quanto às praias com bandeira azul em 2025, são 404 a nível nacional e, a Norte, abrangem 15 concelhos: Caminha, Viana do Castelo, Braga, Vila Verde, Esposende, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Fafe, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia e Espinho.

Com mais praias galardoadas está Vila Nova de Gaia (19), seguida de Matosinhos (17), Viana do Castelo (11), Póvoa de Varzim (8) e Vila do Conde (5).

Das 673 águas balneares identificadas no país, 127 dizem respeito ao Norte do país, de acordo com a portaria publicada no Diário da República de 30 de abril.

Este documento define todos os anos a duração da época balnear que, este ano, a Norte, é de 14 de junho a 14 de setembro.

Entre as nove águas balneares criadas este ano em Portugal estão, a Norte, as de Rodanho e Foz do Lima, em Viana do Castelo, revelou o Ministério do Ambiente e Energia a 31 de maio.

Este ano, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) quis "tornar ainda mais acessível a informação sobre a água", em infoagua.apambiente.pt

Últimas