País

Porto e Gaia vão ter o maior fogo de artifício de sempre na noite de São João

O espetáculo pirotécnico vai ser lançado entre a Ponte Luís I e a da Arrábida. A autarquia do Porto promete mais conforto e segurança, para quem participa nos festejos.

Catarina Lázaro

João Pedro Tiago

Lúcia Amorim

Porto e Gaia anunciaram o maior fogo de artifício de sempre para a noite de São João. De modo a evitar a concentração de pessoas, o espetáculo pirotécnico vai ser lançado entre a Ponte Luís I e a da Arrábida e terá a duração de 16 minutos. O programa das festas vai custar 780 mil euros.  

É o momento mais fotogénio da festa e, este ano, reserva uma novidade. Para evitar que se repita a imagem das zonas ribeirinhas de Porto e Gaia a rebentar pelas costuras com a gente que quer ver o fogo de artifício, desta vez, o palco foi ampliado.  

Rui Moreira, autarca do Porto, diz que a medida vai aumentar o conforto e a segurança de quem assiste ao espetáculo, além de descentralizá-lo, espalhando-o por uma zona maior do rio. 

Num investimento de 780 mil euros, haverá também três zonas de diversão espalhadas pela cidade. 

Na noite de São João, do popular ao pop, as atuações arrancam às 22h00. Herman José e Quim Barreiros vão estar no Largo do Amor de Perdição. Nos jardins do Palácio de Cristal, a animação fica a cargo de Cláudia Pascoal, Ana Bacalhau e Equipa Turbó Baile. Já a Praça da Casa da Música recebe os Ena Pá 2000 e o DJ Fernando Alvim. ~

O trânsito na ponte da Arrábida não vai ser cortado e os transportes públicos vão circular toda a noite. 

O postal de São João só fica completo com um pé de dança nos bailaricos, marteladas infinitas e alho-porro na mão. Haja pernas para se perder na folia da Ribeira até à Foz, sempre com os balões a iluminar a noite mais longa do ano.

Últimas