Horas depois do anúncio do ministro dos Negócios Estrangeiros, as equipas na Direção-Geral dos Assuntos Consulares, em Lisboa e no Porto, foram reforçadas e o horário de funcionamento alargado até às 20:00. Ainda assim, as filas de espera permaneceram durante a tarde.
Vítor chegou à Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas esta quarta-feira. Quase 24 horas depois, continuava sem ser atendido.
Não é preciso dar muitos passos na fila de espera para ouvir testemunhos semelhantesde quem desespera pela validação do registo criminal.
“Eu estou aqui desde as cinco da manhã e não comi nada porque, se sair, vou perder o lugar na fila”, revela à SIC outro imigrante.
Depois da pausa ao início da tarde, os serviços reabriam com novidades. O horário de funcionamento foi alargado até às 20:00 e o número de funcionários, e até de equipamentos, reforçado.
Também no Porto, o desespero fez com que vários imigrantes passassem as últimas noites à porta da Direção-Geral dos Assuntos Consulares, situação que não passou despercebida ao olhar de quem aqui trabalha.
Depois da longa espera, as filas começaram a dar tréguas e o Governo espera que a situação normalize em breve.