A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma rede internacional de tráfico de droga. Há suspeitas de exportação de grandes quantidades de canábis para a Europa e África com recurso à produção medicinal.
A Canna Forest no Fundão, foi um dos locais onde os inspetores fizeram buscas. Dedica-se ao cultivo de canábis para uso medicinal, à semelhança da Herdade das Barrocas, em Estremoz, local por onde a PJ também passou. No total quatro pessoas foram detidas na megaoperação.
A investigação suspeita que estas duas empresas possam estar relacionadas com um grupo criminoso que adquiria farmacêuticas e depois criava sociedades para exportar o produto que poderia ter como destino uso ilegal e não medicinal.
Sabendo que existiam falhas na fiscalização, terão conseguido enviar milhares de quilos de droga para países europeus e africanos com recurso a documentos e certificados falsos.
A investigação é de 2022 e conta com a colaboração de autoridades internacionais. Houve por isso buscas na Bulgária, Espanha e Chipre.
No total foram emitidos 64 mandados de busca, de norte a sul do país e na Madeira. Participaram 300 inspetores na megaoperação.