País

Álcool e falta de carta de condução lideram crimes rodoviários na 'Operação Páscoa'

As autoridades já detiveram mais de 400 pessoas no total, incluindo por roubos, burlas e tráfico de droga. Foram registados quase 700 acidentes e mais de três mil infrações, sendo o excesso de velocidade a contraordenação mais comum.

Hugo Garrido

Pedro Cardoso

Marisabel Neto

Os dias mais movimentados nas estradas ainda nem chegaram, mas os números da 'Operação Páscoa' já impressionam. Há registo de 220 feridos em acidentes e mais de 200 detenções por crimes rodoviários.

Entre os crimes mais frequentes detetados nos primeiros cinco dias da operação da PSP, destacam-se o excesso de álcool e a falta de carta de condução. Ao todo, mais de 200 condutores foram detidos. No total geral, a polícia já deteve mais de 400 pessoas desde o início da operação.

Entre os motivos das detenções estão também roubos, burlas e tráfico de droga. A PSP apreendeu mais de 43 mil doses individuais de estupefacientes e 34 armas, a maioria das quais de fogo.

Dos quase 700 acidentes registados pela polícia, resultaram 220 feridos, nove dos quais com gravidade.

O excesso de velocidade continua a ser a contraordenação mais frequente, entre as mais de três mil infrações registadas até agora nesta operação, que ainda vai a meio.

Outras infrações incluem a falta de inspeção ou de seguro, o uso do telemóvel ao volante e a falta ou utilização incorreta do cinto de segurança.

A operação da PSP, que decorre durante 11 dias, termina na próxima segunda-feira, abrangendo todo o território nacional, com especial atenção às estradas mais movimentadas durante o período festivo.

Últimas