País

“PSD com CDS tem maioria”: Marcelo diz que madeirenses escolheram “a estabilidade”

O Chefe de Estado afirmou que os eleitores rejeitaram “soluções alternativas” de governo e assumiu com naturalidade uma aliança entre PSD e CDS para formar uma maioria governativa na Madeira.

Rita Carvalho Pereira

O Presidente da República considera que os madeirenses escolheram “a estabilidade”. Marcelo Rebelo de Sousa fala numa “maioria absoluta” na Madeira, sugerindo uma união entre o PSD e o CDS, após as eleições deste domingo.

Em declarações à RTP, esta noite, à margem da presença do Chefe de Estado no jogo da seleção portuguesa de futebol, no Estádio de Alvalade, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que os eleitores rejeitaram “soluções alternativas” de governo.

"Houve maioria absoluta, uma vez que o PSD com o CDS tem maioria”, afirmou o Presidente da República.

“Os eleitores, aparentemente,escolheram a solução da estabilidade e nãosoluções alternativas”, frisou.

PSD sai vencedor (mesmo à beira da maioria absoluta)

O PSD, liderado pelo atual presidente do governo regional da Madeira, Miguel Albuquerque, saiu vitorioso das eleições regionais madeirenses, este domingo.

Os sociais-democratas elegeram 23 deputados, ou seja, ficaram a apenas um lugar da maioria absoluta. O partido pode agora coligar-se com o CDS - que perde um lugar e fica com um deputado único - e alcançar a maioria parlamentar.

O JPP ultrapassa os socialistas e é a segunda força mais votada. Elege 11 deputados (mais dois). O PS perde a liderança da oposição, surgindo em terceiro lugar, com 8 deputados (perdeu três).

Segue-se o Chega, que consegue 3 deputados (perde um) e a IL que mantém o deputado único.

O PAN perde a deputada que tinha e desaparece do parlamento regional.

Últimas