País

“Tem de deixar de se vitimizar”: Pedro Nuno diz que Montenegro é que está na lama

O secretário-geral do PS acusou o primeiro-ministro de preferir eleições a manter-se no Governo, para evitar dar explicações na comissão parlamentar de inquérito. O líder socialista diz que Montenegro foge "do apuramento da verdade, como o diabo foge da cruz".

SIC Notícias

Pedro Nuno Santos acusa Luís Montenegro de estar na lama e de arrastar o PSD, o Governo e o país para ela. É a resposta do líder socialista às palavras do primeiro-ministro, que disse querer eleições para evitar ter o país “envolto em lama”.

Em declarações aos jornalistas, este sábado, à margem da apresentação da candidatura de Alexandra Leitão à presidência da Câmara de Lisboa, o líder do PS voltou a afirmar que o primeiro-ministro esteve “avençado” durante quase um ano no cargo.

"Não deixa de ser caricato, porque quem criou a lama foi Luís Montenegro. Luís Montenegro está na lama, arrastou o PSD e o seu governo para a lama e agora quer atirar o país para a lama", acusou.

Pedro Nuno Santos considerou que Montenegro "só se pode mesmo queixar de si próprio e não é dos portugueses, não é dos partidos políticos".

"Tem deixar de se vitimizar, assumir as responsabilidades, porque aquilo que nós precisamos é de um primeiro-ministro com coragem, com frontalidade, com transparência e não alguém que se esconda sempre atrás dos outros, que responsabiliza toda a gente e revela ainda não ter percebido que nós infelizmente estamos nesta situação por causa dele e de mais ninguém", acusou.

Questionado se também não vê alternativa a eleições antecipadas, o líder do PS acusou Luís Montenegro de fugir "do apuramento da verdade, como o diabo foge da cruz".

"E, portanto, tudo vale para evitar o inquérito, nomeadamente a Comissão Parlamentar de Inquérito e o esclarecimento. Já não basta dar respostas. É preciso conseguir convencer-nos a todos de que nós não tivemos, o que já é cada vez mais difícil, não tivemos um primeiro-ministro avançado durante quase um ano", avisou.

Com Lusa

Últimas