O BE indicou esta terça-feira que a secretária de Estado da Habitação e outros sete membros do Governo detêm empresas imobiliárias. Mariana Mortágua apelou ao Presidente da República que "aprenda com erros" e vete qualquer alteração futura à lei dos solos.
A coordenadora do BE revela que o partido "tomou a liberdade de fazer o levantamento de todos os deputados e de todos os membros do Governo que possam ter empresas imobiliárias" e concluiu que são seis governantes e 20 deputados nessa situação, apontando incompatibilidades entre essas funções e a legislação em matérias de habitação.
De acordo com os dados divulgados pelo partido, constam da lista de governantes: a secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa; o secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira; a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues; o secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos; o secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco; o secretário de Estado da Presidência do Conselho da Ministros, Paulo Marcelo; o secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas; o secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.
O partido indicou ainda que há 20 deputados com participações em empresas imobiliárias - 13 do PSD, quatro do Chega e três do PS - para sublinhar a importância de se escrutinar os interesses de quem legisla.
Com Lusa