A Polícia judiciária, em conjunto com a Polícia Nacional espanhola, divulgou esta sexta-feira o vídeo que mostra o momento da detenção, em Alicante, Espanha, dos últimos dois fugitivos da cadeia de Vale dos Judeus.
O argentino Rodolfo Lohrmann e o britânico Mark Roscaleer foram detidos na quinta-feira, em Alicante, numa operação conjunta da PJ com as autoridades espanholas.
No vídeo, é possível ver um dos homens a caminhar tranquilamente. Pouco depois, chega um carro de onde saem três polícias que o imobilizam de imediato no chão. Imediatamente atrás vem outro carro descaracterizado da polícia, de onde saem mais polícias para apanharem o segundo homem, dentro do edifício.
O vídeo termina com os dois fugitivos no chão, algemados.
- Como foram apanhados os últimos fugitivos de Vale de Judeus? "Já estavam de volta ao mundo do crime"
Lohrmann é um dos criminosos mais procurados da Argentina, e já tinha até fugido de uma prisão na Bulgária. Foi condenado por crimes de associação criminosa, furto, roubo, falsas declarações e branqueamento de capitais. Já Mark Roscaleer foi condenado por crimes de sequestro e roubo.
Ambos estavam em fuga desde setembro de 2024, quando se evadiram da cadeia de Vale de Judeus.
Todos os cinco foram capturados
O primeiro fugitivo a ser apanhado, um mês após a fuga da cadeia de Vale dos Judeus, foi o português Fábio Loureiro, que foi encontrado em Marrocos. Está condenado pelos crimes de rapto, tráfico de estupefacientes, associação criminosa, roubo à mão armada e evasão.
O segundo a ser detido foi o também português Fernando Ribeiro, capturado em Trás-os-Montes, no final de novembro. Está referenciado pela prática de criminalidade violenta e organizada, envolvendo crimes de associação criminosa, homicídio, rapto, roubo à mão armada, tráfico de estupefacientes e detenção de arma proibida, refere o comunicado.
Shergili Farjiani foi o terceiro do grupo de cinco reclusos evadidos a ser capturado pela Polícia Judiciária.