Foram detidos esta quinta-feira os últimos dois fugitivos da cadeia de Vale de Judeus. O argentino Rodolfo Lohrmann o britânico Mark Roscaleer foram capturados em Alicante numa operação conjunta da Polícia Judiciária com as autoridades espanholas.
Os dois reclusos estavam juntos, em Espanha, e foram apanhados dentro de um carro onde estariam à espera de mais cúmplices. Cinco meses depois, terminou a operação de busca internacional pelos cinco homens que fugiram da cadeia em Alcoentre.
Na Edição da Noite, da SIC Notícias, o jornalista Luís Maia disse que Lohrmann e Roscaleer estavam integrados numa rede criminosa que usurpava a identidade de pessoas e fazia desfalques bancários.
"Os dois já estavam a trabalhar e no mesmo ramo de negócio. Estavam integrados numa rede criminosa que usurpava a identidade de algumas pessoas e a partir daí faziam desfalques nas contas dessas pessoas", revelou.
O jornalista da SIC referiu ainda que não é certo por onde andaram os dois, se estiveram sempre no mesmo local ou se andaram a vaguear pela Europa, já que os outros três reclusos foram detidos em diferentes países.
Os Cinco e a fuga de Vale Judeus
Além de Rodolfo Lohrman e Mark Roscaleer, fugiram a 7 de setembro de 2024 do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, os portugueses Fábio Loureiro e Fernando Ribeiro Ferreira e o georgiano Shergili Farjiani.
Fábio 'Cigano' Loureiro, de 33 anos, foi recapturado em 7 de outubro em Tânger, Marrocos, e aguarda atualmente extradição para continuar a cumprir a pena de 25 anos a que tinha sido condenado.
Um mês mais tarde, Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos e condenado a 24 anos de prisão, foi detido numa casa numa pequena localidade do concelho de Montalegre.Já Shergili Farjiani, de 40 anos e a quem fora aplicada uma pena de sete anos, foi recapturado em Itália em 10 de dezembro de 2024.