Há varias interpretrações para as declarações de Pedro Nuno Santos na entrevista ao Expresso. Alexandra Leitão pede serenidade na discussão sobre as declarações do secretário-geral do PS sobre imigração. No programa "Isto é gozar com quem trabalha" na SIC, a líder palamentar defendeu que o debate tem revelado posições pouco informadas. Paulo Baldaia considera que Alexandra Leitão "tem inteira razão".
"É preciso alguma serenidade a debater o tema e não deixar, sobretudo, que o tema de imigração seja um exclusivo no debate da direita e da extrema direita porque isso é o que impede que depois se encontrem soluções razoáveis para resolver problemas que são de todos. Os imigrantes são, sobretudo, vítimas de um acolhimento que não lhes garante uma integração plena. E é isso que nós precisamos", realça o comentador da SIC.
Paulo Baidaia destaca também a importância da questão da língua e dos imigrantes aprenderem a falar português, apontando falhas graves ao sistema de ensino.
"Não é admissível aquilo que acontece em muitas escolas de Portugal, de Norte a Sul, em que há alunos que não falam uma palavra de português, estão colocados em turmas onde os professores são portugueses, os colegas de turma são portugueses, as aulas são dadas em português e depois essas crianças ficam como um boi a olhar para o palácio", aponta o comentador da SIC.