País

Quem é novo CEO do SNS? Perfil e trajeto de Álvaro Santos Almeida

O novo diretor executivo do SNS tem um doutoramento em Economia pela London School of Economics and Science e é professor associado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Nas autárquicas de 2017 foi cabeça de lista do PSD/PPM à Câmara Municipal do Porto.

Ana Paula Félix

Diogo Sentieiro

Eduardo Horta

SIC Notícias

Álvaro Santos Almeida substitui, na direção executiva do SNS, António Gandra d'Almeida, que se demitiu do cargo, na sexta-feira passada, depois de a SIC ter noticiado que acumulava funções de forma irregular em vários hospitais.

O novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde tem 60 anos e já foi deputado pelo PSD.

Entre 2005 e 2010, Álvaro Santos Almeida foi presidente da Entidade Reguladora da Saúde e, em 2017, foi candidato à Câmara do Porto.

Em 2015, assumiu a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), de onde acabaria por demitir-se, um ano depois em rota de colisão com o então Governo socialista.

Novo CEO do SNS teve passagem pelo FMI

O novo CEO do SNS tem um doutoramento em Economia pela London School of Economics and Science e é professor associado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Na Porto Business School é diretor da Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde.

Economista nascido na freguesia da Sé, no Porto, Álvaro Santos Almeida foi quadro superior do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington, nos Estados Unidos.

O anúncio chegou quatro dias depois da demissão de António Gandra d'Almeida e a ministra da Saúde não poupa elogios ao novo diretor-executivo.

Já o bastonário dos médicos, Carlos Cortes, diz que lhe falta um perfil mais técnico e menos político.

"Especialista em economia e em gestão dos serviços de saúde"

O currículo do economista vai ser agora submetido à Cresap, Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública.

No comunicado divulgado esta terça-feira pelo Ministério da Saúde, o ex-deputado social-democrata é ainda descrito como "especialista em economia e em gestão dos serviços de saúde".

Com Lusa

Últimas