País

Linha SNS 24 sobrecarregada: nos picos de procura, há quem espere mais de 40 minutos

Nos primeiros dias de 2025 a linha SNS 24 atendeu mais de 36 mil doentes, uma média de 750 chamadas por hora. Estão a aumentar as infeções respiratórias e nas próximas semanas é esperado que os números sejam ainda mais elevados.

Joana Rita de Almeida

Ana Isabel Leite

Marta Sobral

Os tempos médios de espera nas urgências têm estado muito acima do recomendado devido ao aumento das infeções respiratórias e a linha SNS 24 tem registado cada vez mais chamadas. Só na quinta-feira foram atendidos cerca de 24 mil doentes.

Nestes picos de procura, o tempo médio de resposta sobe. Alguns utentes chegam a esperar mais de 40 minutos.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde justificam os tempos médios para a resposta acima do recomendado com o aumento significativo da procura. Dizem que nos primeiros dias de 2025 foram atendidos mais de 36 mil doentes, uma média de 750 chamadas por hora.

Em comunicado, garantem ainda que são situações pontuais e que, no mês passado, 85% das chamadas foram atendidas em 15 minutos.

A sobrecarga tem-se verificado também nas urgências dos hospitais, principalmente na região de Lisboa. A situação mais complicada continua a ser no Beatriz Ângelo, em Loures. Os doentes com pulseira amarela chegaram a esperar 17 horas.

Este fim de semana é esperado que os constrangimentos continuem, principalmente na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Últimas