Numa altura em que os casos de gripe estão a pressionar as urgências hospitalares, a linha de saúde SNS 24 começou a disponibilizar uma nova triagem digital para quem tem sintomas respiratórios agudos.
O objetivo desta solução é, uma vez mais, evitar deslocações desnecessárias às urgências, garantindo um atendimento mais rápido e eficaz para quem precisa de ajuda médica. A triagem digital da linha SNS 24 destina-se a pessoas com mais de 18 anos que apresentem sintomas respiratórios agudos.
Segundo João Oliveira, coordenador do SNS 24, o processo começa com uma chamada para o número 808 24 24 24, escolhendo a opção de sintomas respiratórios, que é a opção 1. Após essa etapa, o doente recebe uma mensagem com um link e um código de acesso para o portal de avaliação de sintomas.
Depois de preencher a avaliação, se o caso for considerado urgente, o doente é orientado para contactar o INEM. Em situações menos graves, é encaminhado para um profissional de saúde da linha ou aconselhado a permanecer em casa com cuidados específicos.
O coordenador do SNS 24 revelou que, desde o início da triagem digital, 1.440 pessoas já utilizaram a nova ferramenta que, segundo diz, é um complemento, e não uma substituição da triagem telefónica.
A medida foi anunciada pelo Governo como mais um passo na modernização do atendimento em saúde e surge num momento de elevada pressão nos hospitais, onde muitos doentes enfrentam tempos de espera superiores ao recomendado.
O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) reconheceu que a situação está longe do ideal e que o plano de emergência para a saúde é "muito ambicioso".