As operações da polícia no Martim Moniz não são uma novidade. Fomos à procura das mais mediáticas e encontrámos dezenas. Repetem-se todos os anos para combater problemas que têm décadas.
"É barulho, é assaltos, é venda de droga à minha porta".
Quarenta moradores a denunciarem de viva voz o que testemunham na freguesia de Santa Maria Maior. A sessão pública encheu, em julho, a sala de um hotel no Martim Moniz. Um coro de críticas amplificadas por esses dias pelo presidente da junta de freguesia.
Há meio ano, Miguel Coelho pedia mais policiamento na freguesia. Seis meses mais tarde e duas grandes operações policiais depois, o presidente da junta diz que a resposta deve ser outra.
A junta de freguesia diz à SIC que não houve mudança de posição e remete para um comunicado do dia anterior, em que se repudiava a condução do trabalho policial em que se falava de "perseguição étnica" mas se lembravam os apelos antigos para o combate ao trafico de droga, consumo de álcool na via pública, roubos, furtos e vandalismo.
A policia diz que esta é uma operação especial.
O arquivo da SIC mostra que é comum.
2007
Recuámos duas décadas, até ao dia, em 2007, em que foram detidas 29 pessoas.
Quem a 13 de fevereiro quis atravessar o Martim Moniz teve de mostrar identificação à polícia.
A operação de há 17 anos já era focada no controlo de imigrantes ilegais e na fiscalização de atividades ilícitas, principalmente nestas lojas.
2008
A polícia regressou em força no ano seguinte para uma operação com alvos definidos.
Do Martim Moniz à Alameda, foram identificadas pessoas, mas não houve detidos.
Sete meses depois, ainda em 2008, mais uma operação sem detidos, apesar do empenho da polícia. Foram apreendidos perfumes, cintos e roupas falsificados.
2010
Em dezembro de 2010, houve cinco detenções numa nova rusga no Martim Moniz. A polícia isolou o centro comercial, impediu o acesso ao metro e cortou o trânsito.
As operações repetem-se ano após ano.
2023
Em 2023, foi a Unidade de Contraterrorismo da Policia Judiciaria a anunciar uma ação de combate à imigração ilegal. 20 mandados de busca, em casas e hostels, seis detidos quando, em simultâneo, eram feitas mais detenções em Vila Franca de Xira e na Margem Sul do Tejo.
2024
A 8 de novembro de 2024, o inicio de seis semanas da chamada campanha "Portugal Sempre Seguro", lançada pelo Governo.
Na mais recente operação, a de quinta-feira, foram detidas duas pessoas, num trabalho que a PSP diz ter sido especial de prevenção criminal.