País

Urgências de obstetrícia: em 24 horas, 500 grávidas recorreram à linha SNS 24

A ministra da Saúde afirmou que ainda é cedo para fazer um balanço sobre o novo modelo de funcionamento das urgências de obstetrícia. No entanto, garantiu que a linha SNS 24 já recebeu um reforço de meios.

SIC Notícias

No primeiro dia deste novo modelo, mais de 300 grávidas foram encaminhadas para o hospital através da linha SNS 24. Nas últimas 24 horas, foram realizadas mais de 500 triagens de grávidas, representando cerca de 2,5% do total de chamadas atendidas. A linha recebeu 16% mais chamadas do que na segunda-feira passada.

As grávidas de Lisboa e Vale do Tejo, bem como as que recorrem ao Hospital de Leiria, devem contactar a linha SNS 24 antes de se dirigirem às urgências.

A ministra da Saúde reconheceu que pode haver, pontualmente, um aumento no tempo médio de resposta da linha devido ao maior fluxo de chamadas no inverno, mas garantiu que as equipas estão a ser reforçadas para assegurar o melhor atendimento possível. A ministra também destacou que os utentes encaminhados pelo SNS 24 têm prioridade ao chegarem ao hospital.

Espera-se também uma maior afluência de chamadas na linha 112 durante o inverno. Para fazer face a este aumento, 200 novos profissionais entrarão em funções no próximo mês. O presidente do INEM mostrou-se confiante de que este reforço, aliado aos aumentos salariais, ajudará a reduzir os tempos de espera.

Além disso, o governo planeia abrir um novo concurso para a contratação de mais profissionais ainda na primeira metade do próximo ano.

Últimas